Carreira

Conheça a Certificação SFC™ – SCRUM Fundamentals Certified

Por em

Hoje quero dar uma dica muito especial para todos aqueles que estão iniciando os seus estudos em gerenciamento ágil de projetos, em especial o SCRUM. Já pensou em obter uma certificação reconhecida, a SCRUM Fundamentals Certified? E se essa certificação fosse totalmente gratuita?

Convido a todos a conhecerem a SCRUMstudy e o seu *SCRUM. Vamos nessa?

A SCRUMstudy e seu *SCRUM

SCRUMstudy

A SCRUMstudy é uma empresa do grupo VMEdu, que oferece diversas certificações *SCRUM.

Muitos devem estar se perguntando: Puxa! Por que o asterisco no SCRUM? Resolvi dar essa ênfase, pois, o SCRUM abordado pela SCRUMstudy se diferencia dos demais, pois utiliza a junção de SCRUM – um framework que emprega diversas ferramentas para o desenvolvimento iterativo e incremental utilizado no gerenciamento de projetos diversos e no desenvolvimento de software ágil – com as práticas do gerenciamento tradicional de projetos.

Se você já é um expert em gerenciamento, poderá, nesse momento, estar me questionando: “Mas isso não é SCRUM. Não se pode misturar as coisas” …

Será que não podemos mesmo?


Quais as diferenças?

Nos últimos anos, tornou-se evidente que as organizações que usam o SCRUM como sua estrutura preferida de entrega de projetos, consistentemente entregam retornos muito altos de investimento. O foco do SCRUM na entrega orientada para o valor ajuda o Time SCRUM a fornecer resultados o mais cedo possível no projeto

Sabemos que, segundo os seus criadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o SCRUM é “Uma estrutura na qual as pessoas podem abordar problemas adaptativos complexos, entregando, de maneira produtiva e criativa, produtos do mais alto valor possível.” , ou seja, pensando de uma forma simplista, o SCRUM foi criado para o desenvolvido de produtos, enquanto o *SCRUM desenvolvido pela SCRUMstudy, à partir de seu SBOK – SCRUM Body of Knowledge – foi desenvolvido para o desenvolvimento de projetos. Vamos falar sobre o SBOK daqui a pouquinho.

Mas não estamos aqui para defender “A”ou “B”, sugerimos que vocês, leitores, estudem sobre a diferenças, prós e contras de cada um deles e tirem as suas próprias conclusões.


O SBOK ™ – SCRUM of Body Knowledge

Para aprender mais sobre o SCRUM da SCRUMstudy é imprescindível ler e conhecer bem o SBOK ™.  Todas as certificações da SCRUMstudy tem como pilar este valoroso guia.

O SCRUM of Body Knowledge ( Guia SBOK ™ ) fornece diretrizes para a implementação bem sucedida do SCRUM. O SCRUM, conforme definido no Guia SBOK ™, é aplicável em diversos casos:

  • Portfólios, programas e / ou projetos em qualquer setor
  • Produtos, serviços ou quaisquer outros resultados a serem entregues às partes interessadas
  • Projetos de qualquer tamanho ou complexidade

O Guia SBOK ™ pode ser usado como um guia de referência e conhecimento pelo SCRUM Master e outros profissionais de desenvolvimento de produtos e serviços, bem como por indivíduos sem experiência prévia ou conhecimento de SCRUM ou outra metodologia de entrega de projeto.

Revisão de Capítulos

O primeiro capítulo do Guia SBOK™ descreve o propósito e a estrutura do Guia SBOK™ e fornece uma introdução aos principais conceitos do SCRUM. Ele contém um resumo dos princípios, aspectos e processos do SCRUM.

O Capítulo 2 expande os seis princípios do SCRUM, que são a base sobre a qual o framework se baseia.

Os capítulos 3 a 7 elaboram os cinco aspectos do SCRUM que devem ser abordados em qualquer projeto: organização, justificativa comercial, qualidade, mudança e risco.

Os capítulos 8 a 12 cobrem os 19 processos do SCRUM envolvidos na execução de um projeto SCRUM. Esses processos fazem parte das 5 fases do SCRUM: Iniciar; Planejar e Estimar; Implemento; Revisão e Retrospectiva; e lançamento. Essas fases descrevem em detalhes as entradas e saídas associadas de cada processo, bem como as várias ferramentas que podem ser usadas em cada um.

A terceira edição do Guia SBOK ™ acrescenta ao conhecimento coletivo do framework SCRUM o conteúdo expandido relacionado ao escalonamento de SCRUM para grandes projetos e o escalonamento do SCRUM para a empresa, abordado nos capítulos 13 e 14, respectivamente.

https://www.scrumstudy.com/sbokguide/download-free-buy-sbok

As Certificações SCRUMstudy

  • SCRUM Fundamentals Certified (SFC™)
  • SCRUM Developer Certified (SDC™)
  • SCRUM Master Certified (SMC™)
  • SCRUM Product Owner Certified (SPOC™)
  • SCRUMStudy Agile Master Certified (SAMC™)
  • Expert SCRUM Master Certified (ESMC™)

A SCRUMstudy oferece diversas certificações, mas hoje iremos falar da certificação que, costumo dizer, é a porta de entrada das certificações do SCRUM da Scrumstudy, a SCRUM Fundamentals Certified (SFC™).

SCRUM Fundamentals Certified (SFC™)

A Certificação SFC™ é totalmente gratuita e o treinamento oferecido tem como público alvo todos aqueles que possuem interesse em saber mais sobre SCRUM e Agile.

Para ter acesso a esta certificação, basta o interessado realizar a sua inscrição gratuita na página oficial da SCRUMstudy https://www.scrumstudy.com/certification/scrum-fundamentals-certified –  e realizar um treinamento básico e gratuito oferecido por eles.

Conforme a definição da própria SCRUMstudy:

O curso ‘SCRUM Fundamentals Certified’ é feito sob medida para ajudar qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o SCRUM; aprenda sobre os principais conceitos do SCRUM, conforme definido no Guia SBOK e para obter uma compreensão básica de como o framework SCRUM trabalha na entrega de projetos de sucesso. Este curso está incluído como parte da Associação vitalícia primária gratuita. O objetivo do exame “SCRUM Fundamentals Certified” é confirmar que você tem uma compreensão básica do framework SCRUM. Ao passar no exame, você será credenciado como “SCRUM Fundamentals Certified “.

O exame possui um diferencial bem legal: a linguagem da aplicação. Sabemos que muitos profissionais ainda não sentem-se confortáveis em realizar um exame em inglês, até mesmo por falta de prática. Na SCRUMstudy você tem a opção de realizar a prova em português.

Formato do Exame

  • ·        Múltipla escolha
  • ·        40 perguntas por exame
  • ·        Uma marca atribuída para cada resposta certa
  • ·        Nenhuma marca negativa para respostas erradas
  • ·        30 perguntas precisam ser respondidas corretamente para passar
  • ·        60 minutos de duração

Lembrando que:

Não há pré-requisitos formais para esse exame.

É muito importante ler o SBOK – SCRUM Body of Knowledge – baixe pelo link:

https://www.scrumstudy.com/sbokguide/download-free-buy-sbok

Eu mesmo, optei por essa certificação de entrada, pois queria muito testar meus conhecimentos em SCRUM.

E aí, gostou da dica de hoje? Está interessado em aprender mais sobre o SCRUM e Agile? A School of Net possui também uma trilha de Gerenciamento Ágil que possui muitos cursos sobre o assunto: https://www.schoolofnet.com/cursos/agilidade-e-gestao/agilidade-e-scrum/

Um forte abraço!

Fontes:

https://www.schoolofnet.com/curso/agilidade-e-scrum/scrum/introducao-ao-scrum/

https://www.scrumstudy.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/scrum_(desenvolvimento_de_software)