Web

O mundo do CMS

Por em

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – SGC, (em inglês Content Management Systems – CMS), é um sistema gerenciador de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerenciar (editar e inserir) conteúdo em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes.

Acreditamos que muitos de vocês já ouviram ou utilizam algum CMS. Nós também!

O grande ponto é que temos milhares de CMS. Qual escolher!??

A nossa resposta para essa pergunta é com outra pergunta: Do que você precisa e quais são as políticas tecnológicas adotadas na empresa que você trabalha ou mesmo na sua própria empresa?


Hoje em dia muitas pessoas dizem O Joomla é melhor que o Xoops, ou o Drupal é melhor do que os dois, ou o Tikiwiki é melhor do que o MediaWiki. Isso é um GRANDE erro!

Pontos que devemos entender:

  • O Opensource é uma realidade, mas infelizmente, há empresas que ainda não adotaram por exemplo servidores como o Apache e utilizam tecnologias exclusivas Microsoft! Nesse caso, você, como funcionário, gerente, analista, fornecedor, etc. não poderá escolher nenhuma das opções acima!
  • Qual é o principal expertise do pessoal que trabalha na empresa? Se trabalhamos em uma empresa que todos ou a maioria programa em Python, será que utilizar um CMS desenvolvido em PHP vale a pena, partindo do principio de que hoje em dia muitas coisas devam ser customizadas?

Logo, podemos dizer que a escolha para o melhor CMS é o melhor CMS para o seu negócio! (pronfundo né??)

De qualquer forma há muitos sites que fazem uma grande lista de CMSs com benefícios e defeitos que ajudam como: http://www.cmsmatrix.org/

Acessem esse site verifiquem e analisem: Qual é o melhor CMS para o seu modelo de negócio!?

E para você, qual é o melhor CMS? Por que?