Banco de dados

MongoDB – Banco de dados certo para o trabalho certo!

Por em

Hoje todos sabem que bancos de dados NoSQL já são MUITO mais do que uma realidade e sim uma necessidade. A questão que não quer calar é: Para quem?

Em senso comum, quando falamos em NoSQL pensamos em escalabilidade apenas; agora longe disso está o conceito dos nossos famosos NoSQL. E é disso que vamos falar nesse post.

Primeiramente, SEMPRE temos que ter em mente o seguinte: Nunca tente pregar um prego com uma chave de fenda, e esse é o erro mais comum quando falamos em utilizar NoSQL, e talvez, mais especificamente no caso desse post, o MongoDB (que vamos citar como exemplo).

Vamos lá: Os bancos tradicionais com sua atual estrutura tentam resolver todos os problemas, ou seja, eles foram criados para tentar resolver todos os problemas em todas as situações. Diferentemente disso, os desenvolvedores do mongoDB resolveram criar um banco de dados baseado em documentos ao invés de linhas, deixando tudo muito mais rápido, escalável e principalmente simples de usar.

Agora, como diz o poeta (rs): “A vida é uma caixinha de surpresas”! Logo, para conseguir tudo que acabamos de citar, o mongoDB teve que deixar diversas coisas que estamos acostumados para trás e focar em seu objetivo. Então deixo muito claro aqui: O MONGODB NÃO É O BANCO DE DADOS IDEAL PARA DETERMINADAS SITUAÇÕES.

Por outro lado, os bancos tradicionais, COM CERTEZA, não são os ideais para todas as situações; eles quebram o galho, todavia, para um novo mundo que está surgindo, novas necessidades apareceram; necessidades simples que muitas vezes tornam-se problemas extremamente complexos.

E é nesse ponto que eu digo: Trabalhe com o banco de dados certo para o trabalho certo!

Em meus próximos posts sobre o assunto, falarei mais diretamente quais são as principais limitações do mongoDB, bem como suas vantagens. Até lá.

Conheça nosso Workshop online de NoSQL e MongoDB com PHP