PHP

Instalando e Integrando o Apache com PHP no Windows

Por em

Nos posts anteriores, vimos como instalar o PHP no Windows e integrá-lo ao MySQL.

Muitas pessoas mandaram comentários e dúvidas sobre o uso do Apache, ou seja, como instalar o Apache manualmente no Windows, etc. Eu mencionei anteriormente: Não é necessário o Apache se você está usando o servidor embutido do PHP (PHP built-server), mas, podemos ter algumas situações específicas que precisaremos rodar o Apache, e atendendo aos pedidos, mostrarei em seguida como instalá-lo e configurá-lo.

Qual é a ideia?

Instalar o Apache 2 no Windows e integrá-lo ao PHP.

O que faremos?

  1. Instalar o Apache 2
  2. Integrá-lo ao PHP
  3. Considerações finais. 

Passos

  1. Instalar o Apache 2.

Baixe o Apache 2 de acordo com a plataforma da sua máquina (32 ou 64bits). É necessário que você instale o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 também, de acordo com a sua plataforma, senão, o Apache não funcionará como serviço no Windows (Se você tiver instalando outra versão do Apache ou PHP você pode precisar instalar outra versão do Visual C++ Redistributable, verifique os requisitos mínimos da sua versão).

Descompacte o Apache em C:\Apache24.

apace_pastas

Abra o arquivo httpd.conf que está dentro da pasta conf. Procure pela linha #ServerName www.example.com:80, ela deverá ficar assim:

ServerName localhost:80

Salve o arquivo e não feche-o ainda.

Se estiver usando Windows XP, simplesmente abra o seu terminal, para os outros Windows sucessores, abra o terminal em modo de Administrador e execute:

cd\
cd Apache2.4
cd bin
httpd.exe -k install

apache_instalar_servico

apache_permitir_acesso

Isto fará com que o Apache seja instalado como serviço. Para verificar se está funcionando, abra o executável ApacheMonitor.exe, ele ficará sempre como ícone perto do relógio do Windows, através dele você pode iniciar ou parar o Apache, se você clicar iniciar e ele mudar o ícone para verde, então estará tudo certo. Crie um atalho dele na área de trabalho para futuramente iniciar automaticamente o Apache.

Agora, já podemos verificar se o servidor também está funcionando no browser, abra o seu browser e digite: http://localhost. Se aparecer como esta tela abaixo, está tudo ok.

apache_testando

  1. Integrá-lo ao PHP.

Novamente no arquivo httpd.conf, procure uma seção cheia de linhas “LoadModule” e adicione as linhas seguintes no final desta seção:

LoadModule php5_module "C:/php/php5apache2_4.dll"
AddType application/x-httpd-php .php
PHPIniDir "C:/php"

Importamos a DLL do PHP para integração com o Apache, especificamos a extensão dos arquivos PHP e o caminho para as configurações do php.ini.

Agora, procure pela linha DirectoryIndex index.html e acrescente index.php. A linha deverá ficar assim:

DirectoryIndex index.html index.php

Isto fará com que o Apache procure como arquivo padrão não só o index.html, mas, também o index.php para renderização. Reinicie o Apache.

Quando digitamos http://localhost, o Apache procurará os arquivos em uma pasta interna, esta a pasta é a htdocs, portanto, você deverá colocar seus projetos e arquivos dentro desta pasta para poder trabalhar.

Para testar se o PHP está integrado ao Apache, vamos criar um arquivo test.php e executá-lo no browser:

<?php phpinfo();

Abra no browser http://localhost/test.php, se mostrar algo assim, então está tudo ok.

apache_php

Para uma configuração básica, resta permitirmos a função de reescrita no Apache, no arquivo httpd.conf, procure a linha #LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so e retire o # salve e reinicie o Apache.

Agora você já poderá usar o Zend Framework, Symfony e outros frameworks que utilizam a reescrita de URL.

  1. Considerações finais

É isso aí pessoal, com este tutorial, completamos o famoso ciclo de PHP, MySQL e Apache. Depois de tudo isto, percebam que fazer a configuração de tudo manualmente não é nada complicado e ainda o desenvolvimento ficará mais leve, já que só está ativo o necessário, além de que para o conhecimento é muito bacana, porque, vemos realmente como são as três tecnologias.

Desapeguem dos “amps”, como diriam os comerciais da OLX. =)

Referências:

http://php.net/manual/pt_BR/install.windows.php

http://php.net/manual/pt_BR/install.windows.apache2.php