PHP

Deploy com Git na Amazon AWS Beanstalk

Por em

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje aprenderemos como fazer deploy automatizado na AWS Beanstalk.
Antes de sairmos falando como fazer, vou tentar explicar resumidamente o que realmente é a AWS Beanstalk:

O Elastic Beanstalk é um serviço da Amazon AWS para que possamos fazer o deploy e o gerenciamento de nossas aplicações; o serviço utiliza os próprios recursos da Amazon, como EC2, Loadbalancer, Autoscaling, entre outros ou seja, no momento que você cria uma aplicação, ela automaticamente coloca um EC2 com configurações básicas de autoscaling dentro de um balancer; se quando sua aplicação rodar o servidor não estiver aguentando, automaticamente ela cria uma nova instancia de EC2 para você! Isso é fantástico.

Na minha opinião, a grande vantagem de se trabalhar com esse serviço é que você NÃO precisa gerenciar nada, ou seja, tudo a Amazon faz; você se preocupa apenas com a sua aplicação. Quando ela estiver pronta para entrar no ar, basta você dar o seu famoso: git aws.push que automaticamente o deploy será realizado sem nenhum esforço. Além disso você consegue ver qual versão do sistema você está rodando e também consegue voltar para versões anteriores. É possível também fazer down ou upgrade de máquinas, e muito mais. O serviço vale a pena!

Um ponto importante é que você pode integrar sua aplicação com o serviço de banco de dados da própria Amazon, o famoso RDS.

Para você utilizar o serviço você precisará baixar o Beanstalk CLI e ainda ter o Ruby com a versão 1.8.7, JSON Gem e o Git instalado em seu computador. Após isso sinta-se feliz para não se preocupar nunca mais com infra.

Segue um screencast do processo de configuração até um simples deploy.