Zend Framework

Aonde você utilizaria o Adobe Flex?

Por em

Olá pessoal!

Acredito que muitos de vocês já se perguntaram: Vale a pena investir no Flex? Ainda mais depois que o tio Jobs quis jogar no esquecimento o flash player?

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de trabalhar com front-end, mesmo tendo uma certa especialização em backends; ainda mais quando falamos sobre Zend Framework que nesse caso a coisa aperta pois o temos o nosso amigo Zend_AMF para fazer nossas aplicações falarem com o Flex.

Há um tempo, um amigo me mostrou uma interface feita em Flex que já estava falando com o ZF. Super bonita, agradável, simples e etc, porém no momento que olhei falei na hora, poxa, eu faço isso com CSS em 5 minutos! Outro tempo atrás estava vendo algumas outras interfaces em flex para fazer CRUD. Agora vem a questão: vale a pena?? CRUD em Flex?

Acho que a questão não é essa e sim: O que podemos fazer com o Flex que não podemos fazer com CSS e JS? Ou o que podemos fazer em Flex de uma forma MUITO mais fácil que justifique não usar CSS ou JS?

Quando fui refletindo por esse lado acho que tudo ficou mais simples e nesse caso eu digo para que eu usuaria o Adobe Flex:

  • Dashboards
  • Painéis de controles que apresentem dados estatísticos
  • Pipelines
  • Gráficos em geral
  • KPIs

Assisti algumas palestras do Flexmania desse ano e vi a integração do Adobe Air com o Android e realmente achei a coisa mais linda do mundo. Isso me animou muito, pois realmente é fácil, simples e chega ser até poético… 🙂

Agora gostaria de ouvir de você, para que você utilizaria o Flex?