Outras tecnologias

7 Razões para aprender Python

Por em

Python é uma linguagem de programação que foi criada em 1991 por Guido van Rossum e, desde sua criação a linguagem vem se tornando cada vez mais popular e poderosa. Já é utilizada por grandes players do mercado, como: Google, IBM, Yahoo e até mesmo a NASA. Além disso, ela é conhecida por ser uma linguagem simples e amigável para iniciantes no mundo da programação. Mas afinal, será que vale a pena aprender Python?

Eu já adianto a minha resposta, Sim! vale muito a pena e, para confirmar essa minha afirmação, listei aqui neste artigo 7 razões para você aprender Python.

 

1 – Sintaxe simples que te faz economizar tempo

 

Eu tenho certeza que a maioria dos desenvolvedores que já usaram Python concordam que, desenvolver qualquer coisa com a linguagem leva muito menos tempo do que com outras ferramentas. Tudo isso, graças a sua sintaxe simples e enxuta, que te ajuda a digitar muito menos código durante o desenvolvimento de um programa.

Para exemplificar, vamos ver como fica o famoso programa “Olá Mundo” em Python:

print("Olá Mundo")

Agora, veja como fica este mesmo programa em C++

#include <iostream>

using namespace std;

int main(void){

cout << “Olá Mundo” << endl;

return 0;

}

A diferença é realmente grande. Além disso, toda essa simplicidade faz com que a linguagem seja extremamente amigável para quem quer começar a programar, se esse é o seu caso, aqui na School of Net temos um ótimo curso para quem quer aprender a programar em Python.

 

2 – É Multiplataforma e de código aberto

 

Python roda no Linux, Windows, MacOS, BSD e Android. Ou seja, a linguagem  oferece a possibilidade de fazer um mesmo código ser executado em todas as plataformas suportadas. Além disso, a linguagem é totalmente gratuita e de código aberto, o que permite com que você desenvolva em Python sem precisar se preocupar com licenças ou royalties.

 

3 – Python é um canivete suíço

 

Uma das principais razões para aprender Python é que ela é uma linguagem de propósito geral, que pode ser aplicada em uma variedade imensa de projetos. Por exemplo, hoje em dia você consegue desenvolvedor para web, usando Python junto com o Django framework ou com Flask.

Aliás, aqui na School of Net temos um plano de estudos ideal de desenvolvimento Web com Python e Django, recomendo conferir.

Além de poder ser usada na web, a linguagem pode ser usada para: criação de aplicativos para Android com a ferramenta Kivy, desenvolvimento de jogos básicos com a biblioteca PyGame e até mesmo softwares de reconhecimento facial. Mas, é óbvio que não para por aí, listei abaixo, outras áreas onde o Python é extremamente usado.

  • Ciência de dados
  • Computação matemática
  • Finanças
  • Automação de sistemas
  • Segurança da informação e Pentesting
  • Aplicações geográficas

 

4 – Comunidade grande e ativa

 

Por ser uma linguagem muito popular e usada em muitas áreas, ela tem uma comunidade muito grande e ativa, que continua a crescer exponencialmente. Por exemplo, a linguagem é dona da quinta maior comunidade no famoso website Stackoverflow. Ou seja, significa que você sempre achará muito material sobre Python e também muitas pessoas dispostas a te ajudar com suas dúvidas e pesquisas sobre a linguagem.

 

5 – Usada por grandes empresas

 

De fato, uma das linguagens mais usadas pela gigante Google, é o Python. Eles estão sempre contratando programadores Python e desenvolvendo novos produtos com a linguagem. Um exemplo disso são os muitos módulos do backend do Youtube desenvolvidos com a linguagem.

Além da Google, outras grandes empresas também usam Python, entre elas a Yahoo, IBM, Nokia, Mozilla e até mesmo a NASA.

Partindo do ponto que essas empresas usam a linguagem, extensivamente, em seus produtos, é muito comum elas estarem sempre buscando por programadores Python no mercado de trabalho. Isso faz com que a demanda por estes profissionais sempre esteja em alta.

 

6 – A mais popular na Ciência de Dados

 

Claramente, a área que mais cresce hoje em dia no mundo da computação é a de ciência de dados. Mas, você deve estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com Python?”. E a resposta é a seguinte: Python é a linguagem de programação mais usada nessa área e um dos motivos para isso é a sua simplicidade. Junto de bibliotecas como Numpy ou SciPy, cálculos complexos podem ser feitos apenas com uma linha de código. Além do mais, por ser uma linguagem flexível, rápida e com muitas funcionalidades para aprendizado de máquina, gradualmente, Python está se tornando a linguagem preferida por empresas e profissionais da área. Em síntese, por ser uma área em uma crescente exponencial e por ser uma das linguagens mais usadas dentro do setor, é comum que a busca por programadores Python aumente bastante nos próximos anos.

 

7 – Está em alta no mercado de trabalho

 

Como já foi falado nos dois tópicos anteriores, Python é uma linguagem muito popular, usada por muitas empresas e em muitas áreas. E como já era de se esperar, a procura por programadores Python vem aumentando nos últimos anos. Segundo uma pesquisa feita pela Indeed, o número de vagas de emprego para programadores Python teve um aumento de mais de 60% nos últimos 4 anos. Com essa informação, podemos dizer que é uma ótima época para aprender a programar em Python.

 

Eu poderia passar dias listando outras razões para você aprender a programar em Python, porém, acredito que, com o que foi mostrado aqui no artigo, já está mais do que na cara que Python é uma ótima linguagem de programação, com uma comunidade magnífica e usada por muitas corporações de renome. Então, não tenha receio de estudar a linguagem, pois você só irá ganhar com isso. Agora, é só pôr a mão na massa, achar um bom material sobre a linguagem, e estudar bastante.