Programação

5 motivos para você aprender a programar hoje

Por em

A área de tecnologia de informação, está crescendo a cada dia mais, isso é um fato e não mais uma novidade. Com o crescimento, várias pessoas estão entrando ou com vontade de entrar em nosso mundo. Se você chegou até aqui é porque em algum momento pensou em ser programador seja por hobby ou até por profissão. Pois então, fique ligado abaixo pois vou listar alguns motivos (e vantagens) de se tornar um programador atualmente.


1 – Desenvolva seu raciocínio lógico e resolva problemas/desafios


Nós programadores temos um raciocínio lógico bem apurado, mas isso não é a toa. A partir do momento em que decidimos estudar programação, passamos a ver sequências lógica em todas as situações (até mesmo em nosso dia a dia). Os códigos nos ajudam a pensar de maneira mais analítica e crítica trazendo uma maior facilidade de analisar problemas/desafios e conseguir achar uma solução. Programar é a arte de fazer algo funcionar simplesmente com um computador e seu cérebro.


2 – Possibilidade rápida de crescimento profissional


Com o Brasil se informatizando a cada dia mais, diversos postos de trabalhos estão surgindo e a área está super aquecidas para bons profissionais. Ao iniciar a carreira como programador, você tem chances de crescimento profissional muito mais rápido do que diversas carreiras, tendo em vista que a cada vez que você trabalha, você está aprendendo mais coisa, se capacitando ainda mais e as chances tendem a aumentar. Além disso a falta de bons profissionais faz com que as empresas briguem quando os encontram e que preferem educar, ensinar internamente do que encontrar pessoas de fora.


3 – Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo


Programação e grande parte da área de tecnologia de informação te proporciona algo muito bom e muito pouco visto ainda no Brasil: A possibilidade de se trabalhar remoto, de qualquer lugar que você desejar! Isso mesmo, tudo que você precisa é apenas de uma boa internet e o seu computador e pode colocar o pé na estrada. A cada dia mais as empresas da área de TI estão se remodelando, ou seja, adaptando-se a trabalhos remotos, reuniões via Skype, comunicação através de Whatsapp/comunicadores internos, fazendo que tudo fique disponível ao colaborador a qualquer momento que desejar. Além disso, várias empresas estão adotando o esquema de trabalho por metas e não mais por horários, o que garante ainda mais liberdade para seus colaboradores.


4 – Chances enormes de trabalhar no exterior


Talvez seja uma das coisas que mais atraem os apaixonados pela área, a possibilidade (enorme, diga-se de passagem) de você receber propostas de todo o lugar do mundo, seja para trabalho remotos ou até mesmo na realocação total para o país contratante. Isso acontece muito hoje em dia, tendo em vista que o Brasil, embora tenha grande demanda de profissionais internamente, é um ótimo exportador de mão de obra altamente qualificada de fácil adaptação. Além disso, não podemos deixar de forma a questão financeira, tendo em vista que a nossa moeda é desvalorizada em relação às moedas vigentes na Europa, América do Norte (principais importadores de mão de obra brasileira).


5 – Oportunidades, bons salários e profissional multitarefa


Para finalizar, não poderia deixar de fora o aspecto financeiro. A quantidade de oportunidades e a possibilidade de você conhecer diversas áreas afins pelo simples fato de programar. Hoje em dia, não falta oportunidade para trabalho, seja ela como freelancer, seja via contrato, via montando empresa ou funcionário de uma. As oportunidades estão batendo em nossa porta a todo momento. Junto com as oportunidades estão os salários que em grandes pólos tecnológicos os valores são muito atraentes, além de diversas empresas já adotarem a cultura de trabalho remoto, ou seja, você não deve se contentar somente com a sua cidade/região! Busque oportunidades fora, você tem a internet nas suas mãos para encontrá-las. Já imaginou morar em uma pacata cidade do interior, porém trabalhar para uma grande empresa em São Paulo? Isso é totalmente possível e não pense que o seu rendimento irá cair só pelo fato de estar remoto, os salários são iguais e como já disse costumam ser bem atraentes.
O profissional de TI está a todo momento interagindo com outras áreas, afinal, somos nós os responsáveis por criar soluções que irão resolver problemas de nossos clientes.


Conclusão

A área está recheada de oportunidades e se você pensa em entrar para esse mundo, esses são apenas 5 motivos de vários outros existentes para lhe convencer. E aí, o que está esperando? Que tal começar agora com a nossa ajuda! Veja agora mesmo como começar a trabalhar com programação.