Programação

3 linguagens de programação para aprender em 2018

Por em

Estamos em 2018 e está mais do que na hora de aprender uma nova linguagem de programação.  Com tantas opções disponíveis no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher para iniciar os estudos. Então, com base nesse problema, separei três linguagens de programações que estão em alta e que você deve aprender no ano de 2018.

1 – Javascript

Desenvolvida em 1995 por Brendan Eich, esta linguagem foi criada, inicialmente,  para atuar dentro dos navegadores web, permitindo que scripts fossem executados no lado do cliente(client-side). Porém, essa exclusividade de uso do Javascript apenas dentro dos navegadores foi quebrada com o surgimento da plataforma Node.js. Ela permite  que seja possível programar aplicações da linguagem fora dos navegadores, ou seja, no lado do servidor(server-side).

Atualmente, a linguagem domina o mercado do desenvolvimento web e é bastante popular no meio da criação de aplicativos para celulares. Sem contar que, segundo uma pesquisa do Stack Overflow, Javascript é a linguagem mais usada por cerca de 85% dos desenvolvedores.

Além disso, ela é bastante utilizada por grandes companhias, como: Google, Microsoft, Paypal, Netflix e Walmart.

E aê? Ficou interessado em aprender a programar em Javascript? Se sim, aqui na School of Net nós temos diversos cursos voltados para essa linguagem, recomendo começar por esse aqui: Iniciando com Javascript.

Você também pode seguir o nosso plano de estudos Javascript para Frontend, que o guiará passo a passo,  tornando-o  um expert na linguagem.

2  – Python

Criada em 1991 pelo holandês Guido van Rossum, Python é uma linguagem de alto nível e de propósito geral. A linguagem é conhecida por ter uma sintaxe muito simples e por ser amigável para iniciantes na programação. Além disso, ao mesmo tempo em que possui essas facilidades ela não deixa de ser uma das linguagens mais poderosas da atualidade.

Python pode ser usada em muitos tipos de aplicações, desde pequenos softwares de linha de comando, jogos com a biblioteca PyGame, aplicações web com o framework Django, sistemas de inteligência artificial e data science e até mesmo aplicativos para celulares com o framework Kivy.

Não bastasse, essa linguagem é a mais usada no meio da ciência de dados e da inteligência artificial. Vale a pena ressaltar que essas duas áreas estão em crescente expansão, o que faz a demanda por programadores Python, no mercado de trabalho, aumentar bastante.

Pelo seu poderio e sua facilidade de escrita, a linguagem é extensivamente usada por grandes empresas, como: o Google(Youtube), Facebook, Dropbox, IBM, Yahoo, Mozilla, Instagram e até mesmo a NASA.

Na School of Net temos um curso gratuito perfeito para você começar a aprender Python: Iniciando com Python.

Caso você queira se tornar um mestre na linguagem e já queira entrar preparado no mercado de trabalho, nós temos um plano de estudos para guiar sua jornada na linguagem:  Plano de estudos programador Python.

3 – C#

Mantida pela Microsoft, a C#(“C Sharp”) foi lançada em 2002 e é uma linguagem multiparadigma, de propósito geral e com uma tipagem forte. A sua sintaxe é baseada em linguagens como C++ e Java.  Ela faz parte da plataforma  .NET(“dot net”), desenvolvida pela própria Microsoft.

Segundo uma pesquisa realizada pela organização Tiobe, a C# é a quinta linguagem mais usada no mundo todo, isso graças a sua robustez e facilidade de uso. Além disso, ela é bastante usada para a criação de softwares para Windows, aplicações web com ASP.NET, aplicativos para celulares com Xamarin e principalmente para o desenvolvimento de jogos com ferramentas como a Unity 3D, Godot ou Cry Engine.

Existem diversos softwares e ferramentas já desenvolvidas com a linguagem. Como  exemplo temos o famoso Photoshop que foi desenvolvido em C#, as ferramentas do Microsoft Office(Word, Excel …) e o Skype também foram feitos com a linguagem. Também existem aplicativos para celulares feitos com o C# junto com a ferramenta Xamarin, entre eles estão: o aplicativo do Slack, do Pinterest e da Fox Sports.

C# é um ótima linguagem para quem quer iniciar no mundo da programação. Aqui na School of Net temos um ótimo curso gratuito  Iniciando com C# , que vai te introduzir na ferramenta.

Logo acima, eu falei a respeito do desenvolvimento de jogos com C# e não é para menos, a linguagem domina o mercado da criação de games. Grandes títulos como, Rust, Hearthstone, Cuphead, foram criados em C#.

Se você tem o desejo de desenvolver jogos, aqui na School of Net temos um plano de estudos de desenvolvimento de jogos com C# e Unity, vale a pena conferir!

Enfim, dentre tantas linguagens de programação, estas três são as que estão se destacando e estão em alta no mercado de trabalho. Além do mais, se você quer realmente aprender a programar, recomendo que busque um bom material, como o sugerido da School of Net e sempre dedique, pelo ao menos uma hora por dia, para aprender a linguagem que você deseja.