Infraestrutura

Entenda os principais serviços da Amazon AWS

Por em

A AWS foi uma das pioneiras no mercado de computação em nuvem. Um dos seus primeiros serviços foi o Amazon S3 em meados do ano de 2003. De lá pra cá, a plataforma de computação em nuvem da Amazon continua sendo referência e não é a toa que continua sendo a líder neste mercado. Cada vez mais as empresas buscam por profissionais que tenha conhecimento em hospedar aplicações utilizando os serviços da AWS.

Neste artigo, vamos listar os principais serviços da Amazon Web Services que você deve saber para hospedar a sua aplicação web na nuvem AWS.

Amazon EC2

O Amazon EC2 é o serviço de servidores virtuais da AWS. Através deste serviço você pode executar tanto servidores Windows como servidores Linux e configurar suas aplicações nos mesmos sem precisar de muito esforço. Além destas imagens padrões, você tem imagens personalizadas com aplicações pré-configuradas da própria comunidade disponíveis para uso e também ter a capacidade de criar suas próprias imagens. O Amazon EC2 é um serviço que se integra com vários outros serviços essenciais da Amazon. Por exemplo, você pode integrá-lo com o Elastic BlockStore que é o serviço de armazenamento em bloco da AWS para servidores do Amazon EC2. Além prover armazenamento adicional, o Elastic BlockStore provém armazenamento persistente para a sua instância, que pode ser movido de uma instância para outra ou armazenado independente do ciclo de vida da instância.

O Amazon EC2 se integra com o Amazon VPC que é o serviço redes virtuais da AWS. Através do serviço do Amazon VPC você pode definir se as suas instâncias do Amazon EC2 terão ou não acesso à internet, IP público fixo ou dinâmico, suporte à IPV6 e conexão VPN com o seu datacenter local. Além disso, você pode aproveitar várias camadas de segurança, como grupos de segurança e listas de controle de acesso à rede, para ajudar a controlar o acesso às instâncias do Amazon EC2 em cada sub-rede.

O serviço do Amazon EC2 é ideal para você começar a usar AWS sem precisar ter um conhecimento muito aprofundado da plataforma e começar a hospedar seus sites e aplicações sem complexidade. Aqui na School of Net, temos um curso onde apresentamos os recursos essenciais para você começar a usar o Amazon EC2.

Amazon RDS

Falar de nuvem, hospedagem de aplicações, é também falar de banco de dados. E a AWS tem um serviço a qual eu particularmente gosto bastante que é o Amazon RDS que é o serviço de banco de dados gerenciado. Com Amazon RDS, você pode provisionar facilmente instâncias de banco de dados sem se preocupar instalação e manutenção de banco de dados. Através da própria console da AWS, você escolhe o seu mecanismo de banco de dados, define as configurações essenciais, cria seus bancos de dados, define uma agenda para backup automatizado e manutenção e depois só se preocupa em gerir os seus dados.

Hoje o Amazon RDS dá suporte aos seguintes bancos relacionais: MySQL, PostgreSQL, MariaDB, SQL Server e Oracle. A Amazon também possui sua própria versão de banco de dados que é o Amazon Aurora, que é uma espécie de MySQL e PostgreSQL customizado para alta performance. A AWS garante que o Aurora é 5 vezes mais rápido que o MySQL em sua versão nativa e 3 vezes mais rápido que o PostgreSQL.

Porém, o Amazon RDS oferece escalabilidade e alta disponibilidade aos seus serviços que o diferencia dos serviços de banco de mercado. Com respeito a escalabilidade você pode escalar o seu serviço de banco de dados em várias réplicas de leitura e em caso de falha transformar uma dessas instâncias de leitura em uma instância autônoma. E um dos recursos mais interessantes, que se refere a alta disponibilidade é o de Multi-AZ. Quando você provisiona uma instância de banco de dados Multi-AZ, o Amazon RDS replica os dados de forma síncrona para uma instância em espera em uma zona de disponibilidade (AZ) diferente. Em caso de falha, a outra instância assume automaticamente. Se você gostou e quer começar agora a implementar a sua infra com esse serviço, veja nosso curso de Amazon RDS.

Amazon S3

Esse foi um dos primeiros serviços que a Amazon começou a oferecer publicamente. O Amazon S3 é o serviço de armazenamento de objetos da AWS. Você pode utilizá-lo para diversos cenários como Backup, repositório para hospedar seus arquivos estáticos dos seus sites e aplicações e linká-los com os mesmos. Com o Amazon S3 é possível até mesmo executar sites estáticos sem precisar configurar um único servidor.

O Amazon S3 foi criado para armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados. E um dos cenários ideais para o seu uso também é o de Big Data. O Amazon S3 permite executar análises de big data sofisticadas nos dados, sem necessidade de movê-los para um sistema de análises separado. E é um serviço resiliente e escalável. Ele foi projetado do zero para oferecer resiliência de 99,999999999%. Os dados das categorias de armazenamento Amazon S3 Standard, S3 Standard-IA e Amazon Glacier são distribuídos automaticamente por no mínimo três zonas de disponibilidade (AZs) físicas, normalmente com quilômetros de distância entre si em uma região da AWS. Além disso, o Amazon S3 pode replicar automaticamente dados para qualquer outra região da AWS.

É realmente um serviço fantástico. Não é a toa que a Netflix utiliza como um dos componentes da sua solução de Big Data.

Quer aprender mais sobre S3? Assista nossa aula ao vivo sobre essa excelente tecnologia clicando aqui.

Amazon CloudFront

O Amazon CloudFront é a rede de entrega de conteúdo da AWS. É o que muitos conhecem como CDN. Através de servidores de borda que ficam localizados em pontos estratégicos ao redor do globo, o CloudFront acelera a entrega do conteúdo estático e dinâmico da web, como arquivos .html, .css, .js e arquivos de imagem, disponibilizando os mesmos nos servidores de borda mais próximo do cliente que fez a requisição. Desta forma, em cenários de aplicações globais, pode haver uma melhora significativa na experiência do cliente ao usar o seu software.

Como isso funciona especificamente? Você especifica servidores de origem, como um bucket do Amazon S3 ou seu próprio servidor HTTP do Amazon EC2, dos quais o CloudFront obtém os arquivos que serão distribuídos em todo o mundo. Neste servidor de origem fica armazenada a versão original e definitiva de seus objetos. A própria School of Net faz a utilização deste serviço da AWS em sua plataforma.

Aqui na School of Net, temos um curso fantástico onde demonstramos como você pode utilizar o CloufFront integrado com o Amazon S3 para uso nas suas aplicações.

Concluindo

Com estes 4 serviços essenciais que descrevemos acima conseguimos configurar um servidor web com a nossa aplicação com banco de dados dedicado, um repositório com armazenamento redundante e escalável para o nosso conteúdo estático e com aceleração de conteúdo em todo o mundo para melhorar a experiência do usuário de maneira simples e descomplicada na AWS. É uma plataforma fantástica que só tem a agregar ao seu projeto.

Aqui na School of Net temos a nossa trilha de cursos específicos sobre AWS, a qual eu recomendo você que tem interesse em se especializar, assistir e aprender conosco. Você pode começar agora, clicando aqui.

Fique ligado nos nossos próximos sobre AWS. Até a próxima!!!