Carreira

Características para se tornar um bom programador

Por em

Já se perguntou quais seriam as características que todo (ou quase todo)  programador possui para ser bom no que faz? Uma dúvida muito comum para quem está entrando na área ou até mesmo para quem quer se aperfeiçoar mais. Vontade de resolver problemas, sede por conhecimento são apenas umas das várias características que todo bom programador possui. Fique ligado nesse post vamos comentar um pouco sobre elas para te ajudar a se tornar um excelente programador.

Resolução de problemas

Já dizia aquela vaga de emprego: “Gostar de resolver problemas”. Essa talvez seja uma frase muito comum dentro do mundo da programação, sem dúvida é uma característica muito marcante em todo programador: ele gosta de resolver problemas e procurar solução para tudo (inclusive para coisas que não devem). Então a primeira característica de um bom programador é ter vontade e gostar de resolver os mais variados problemas do dia a dia, trazendo soluções inteligentes para a automatização e/ou melhoria de um processo.

Sede de conhecimento

No mundo da tecnologia tudo muda muito rápido. Todos os dias formas e tecnologias novas estão surgindo sendo necessário uma atualização constante e praticamente diária de nossa parte. Estudar incessantemente e saber aplicar aquilo que é aprendido na prática é uma característica essencial para um bom programador. Porém, não leve isso ao pé da letra. Estudar e ter uma visão generalista da área é excelente, mas o mercado está a procura de especialistas. Desta forma, é melhor se dedicar aquilo em que deseja ser expert e se aprofundar ao máximo, sempre mantendo o foco necessário e estando aberto a novas tecnologias e principalmente por estar dentro do mundo tecnológico em geral.

Gostar do que faz

Essa talvez possa parecer clichê, mas definitivamente não é. Somente amando o que faz conseguimos aproveitar o momento e desempenhar nossas funções com eficácia. Conseguir trabalhar o dia todo e ainda reservar um tempo para estudar e projetos paralelo não é uma tarefa fácil; mas gostando do que faz, torna o processo menos desgastante. É muito comum um desenvolvedor trabalhar em projetos paralelos (geralmente projetos pessoais) com tecnologias totalmente diferentes do “normal” e procurar fazer rotinas, testar coisas dentro desses projetos. Note que não estou falando que obrigatoriamente você deve fazer do seu trabalho um hobby, afinal, são coisas distintas, inclusive não aconselho ninguém a fazer isso. Procure coisas que realmente te agrada e nas horas vagas se dedique a elas como por exemplo: academia, fotografia, futebol dentre várias outras coisas.

Raciocínio eficiente

Outro ponto muito importante para um bom programador é além da capacidade/vontade de solucionar problemas, fazer isso de forma eficiente, ou seja, ter um raciocínio lógico rápido capaz identificar, lidar e resolver determinado problema em tempo razoável. Se um desenvolvedor não tem raciocínio eficiente ele não consegue resolver problemas, ou demora para resolver problemas, o que poderá afetar o desempenho da equipe e consequentemente o desempenho do projeto.

Conclusão

Essas são apenas algumas de várias características que definem um bom programador, lembre-se que não há nenhuma regra, então não julgue-se caso não tenha alguma das características, ao invés disso, porque não tentar desenvolvê-las? Nós da School of Net podemos te ajudar com planos de estudos das mais diversas tecnologias para dar um up em sua carreira. Comece agora mesmo com nossos planos de estudos e se torne um excelente programador. Lembrando também que existem diversas formas e tecnologias que você pode aprender. O post do Tiago Gouvea apresenta exatamente essas diversas formas. Vale a pena conferir.