Desenvolvimento de games

As 5 melhores engines para criação de jogos

Por em

É normal ficar perdido em um mar de opções quando falamos a respeito de ferramentas para o desenvolvimento de games. Existem tantas engines no mercado que você não sabe ao certo qual escolher para desenvolver o seu jogo. Neste artigo eu vou te mostrar uma lista das cinco melhores engines, em minha opinião, ressaltando todas as suas características básicas e em quais tipos de projetos elas devem ser utilizadas. É importante ressaltar que esta lista não está em uma ordem (melhor para pior ou vice-versa) e que nenhuma ferramenta é melhor do que a outra; cada uma tem seus pros e contras, então vamos lá.

Construct

A Construct é uma das principais ferramentas escolhida por iniciantes no mundo do desenvolvimento de jogos, pois criar games com ela é muito fácil. Para criar jogos com a ferramenta você não precisa utilizar nenhuma linguagem de programação, e isso faz com que o processo de criação seja muito rápido e fácil. Além disso, tudo na ferramenta pode ser feito de uma forma visual e muito intuitiva. Uma ótima pedida para quem está começando, se este é o seu caso aqui na School of net temos um plano de estudos completos para quem quer começar a criar jogos com a Construct.

Game Maker

Uma das engines mais antigas do mercado e que ao mesmo tempo é poderosa e simples. É uma ferramenta excelente para quem já tem uma certa experiência e quer criar jogos de uma forma rápida para diversas plataformas. Também, a Game Maker foi utilizada para criar diversos jogos indies de sucesso, tais como Undertale e Hotline Miami.

Porém, nem tudo são flores, e uma das grandes desvantagens da Game Maker, é que ela não é gratuita. Se você quiser ter a versão completa (que exporta jogos para dispositivos móveis e consoles) você terá que desembolsar quase R$ 2000. Em resumo, a Game Maker é uma das melhores ferramentas para criar jogos, mas o seu preço alto afasta muitos desenvolvedores dela.

Unreal Engine

De longe, a Unreal é a engine que tem o maior poder gráfico da atualidade, tanto que grandes empresas do ramo a utilizam em seus maiores projetos. Um exemplo disso é a Microsoft, que utilizou a Unreal em uma das suas maiores franquias de sucesso, Gears of War.

Além disso tudo, a ferramenta é excelente para iniciantes no mundo do desenvolvimento de jogos, isso porque para criar um jogo com Unreal você não precisa digitar nenhuma linha de código. Tudo isso graças ao sistema de Blueprints, que é uma linguagem de scripts visuais. Além disso,  o motor é completamente gratuito, o que torna a Unreal uma das melhores opções para quem quer desenvolver um game 3D. Se você tem interesse em aprender Unreal, aqui na School of net existe um plano de estudos completo, dá uma olhada!

Godot

100% gratuita e de código aberto, a Godot(a pronúncia correta é Godô) se tornou a favorita dos entusiastas do mundo do desenvolvimento de games, pois ela é excelente para criação de jogos 3D e 2D, é simples e de fácil entendimento. Além disso, jogos feitos com Godot ainda podem ser exportados para múltiplas plataformas, tais como: Navegadores Web, Windows, Linux, Android, IOS e consoles como Xbox e Playstation.

Sem contar que a engine conta com diversos recursos, como uma linguagem de programação própria (muito semelhante a Python) e ser muito leve, rodando até mesmo em computadores mais modestos. Se você tem interesse em aprender a desenvolver games com Godot aqui na School of net existe um plano de estudos completíssimo sobre a ferramenta.

Unity

A mais popular de todas, e principal concorrente da Unreal, a Unity é conhecida por ser muito completa e ao mesmo tempo ser amigável a usuários iniciantes, a ferramenta é muito utilizada por desenvolvedores independentes como também por grandes empresas como a Disney.

Além disso tudo, a Unity é muito flexível permitindo com que você crie jogos 2D simples ou até mesmo jogos 3D com gráficos exuberantes. Seguindo esta linha, você também consegue exportar jogos para diversas plataformas variadas, como celulares e até mesmo realidade virtual.

Em resumo, na minha opinião a Unity é a melhor engine para quem quer criar jogos para dispositivos móveis, porém ela tem uma pequena desvantagem em relação a suas concorrentes que é a necessidade constante de se utilizar programação para criar o seus games.

Conclusão

Como você pode ver, existem muitas possibilidades de ferramentas para criar jogos, umas mais focadas em 3D, outras em 2D, algumas focadas em iniciantes e desenvolvimento rápido, e outras nem tanto. Ou seja, todas as engines tem suas próprias características, resta você escolher a que mais se adequa a suas necessidades.