PHP

PHP – Como começar a programar HOJE mesmo?

Por em

Uma coisa que eu aprendi em todos estes anos trabalhando com PHP é que o limite da linguagem está em nós e que a liberdade que ela oferece (a linguagem PHP) permite que até mesmo os mais iniciantes entreguem projetos de qualidade o mais rápido possível e sem ter que se especializar tanto. Claro que isso gera um certo preconceito por parte de “quem sabe mais”, afinal de contas, como trabalhar sem Composer? Como criar aplicações sem orientação a objetos? Como começar um projeto sem um framework? “Isso não é possível!”, mas é claro que é possível, não só possível como viável.

Talvez são sejas viável para mim, que não tenho problemas com as ferramentas, mas impor um pretesto de ser obrigatório o uso do que eu, usuário avançado de PHP, uso pode acabar sendo danoso para o iniciante que ainda tenta entender sobre variáveis e includes, ele não sente a essência, não vai saber ir além, porque não teve base para tal.

É uma parte essencial do aprendizado você precisa validar o que está aprendendo, por isso esse artigo é para você, iniciante em PHP ou que quer iniciar profissionais nesta jornada.

A jornada do iniciante

A primeira coisa que você precisa aprender é que todo mundo precisa começar de baixo, construir o primeiro degrau, consolidar o conhecimento e só então partir para o próximo. Vejo muitos devs que já iniciam em um framework mas que mal sabem o que é uma interface; pior, nem sabem o que é uma constante ou travam com o termo “estrutura de controle”. Vá com calma, é bem legal usar o que existe de melhor no mercado, mas agora você precisa de base, uma estrutura aonde construir seu conhecimento.

O primeiro passo do iniciante é conhecer a linguagem, saber como lidar com variáveis e seus diferentes tipos, manipular o fluxo de execução com estruturas de controle (o if por exemplo) e repetição (os loops), saber como um formulário manipula o protocolo HTTP enviando uma requisição POST, como saber identificar com este tipo de requisição, trabalhar com sessões e cookies, ter seu primeiro contato com um banco de dados da forma mais crua possível e então validar o que aprendeu desenvolvendo um projeto, integrando ao Javascript e fazendo tudo funcionar.

No fim das contas, o importante é saber reconhecer seu nível de conhecimento e aprender o básico sem se importar com o fato de que existem formas melhores de se trabalhar, porque elas existem, sempre vão existir, mas agora você não precisa delas; você precisa de base para quando chegar na “solução melhor”, ser capaz de entender e até burlar as regras.

Em resumo, você precisa encontrar seu nível de conhecimento e um guia que te ajude a chegar lá, passo a passo, com propriedade.

Aonde eu posso aprender PHP?

O primeiro passo é você ter conhecimento que PHP não é mais formado apenas por uma linguagem, é um conjunto de ferramentas. Composer e Frameworks são alguns dos itens que completam as principais ferramentas para ser um profissional da área produtivo, mas estes itens são apenas os complementos da linguagem, pois o PHP sozinho pode fazer muita coisa. O importante é aonde  posso encontrar informação de qualidade!

Você  pode contar com alguns canais interessantes para guiar seu aprendizado, como a documentação. Na documentação estão listados TODAS as features que o PHP suporta, inclusive ordenado de uma forma que fica fácil você entender como tudo funciona, algumas partes podem ser traduzidas para o português, mas sempre verifique se estão atualizadas com o idioma nativo (o inglês).

Aqui para ver a documentação.

No link acima você encontra os tópicos oficiais em ordem para leitura, essa é a fonte de informações mais confiáveis que existe sobre PHP.

Também é sempre bom ter quem te apoie. Aqui na School of Net temos o forum e os plantões de dúvida para assinantes. É bem legal participar. Vkkocê interage diretamente com profissionais que sabem o que estão falando, mas ainda temos as comunidades, grupos de desenvolvedores que reservam um tempo para ajudar o próximo respondendo suas dúvidas e se ajudando sempre que possível, participar de todos estes canais pode te beneficiar muito, mas lembre-se que nas comunidades os devs se ajudam, então contribua lá também.

E por último e não menos importante, aqui na School of Net! Trabalhamos os últimos meses construindo um plano de estudo pra você que quer ou já iniciou com PHP formar uma base sólida na linguagem. Atualmente são mais de 150 aulas com mais de 18 horas de material divididos em 7 cursos e um projeto prático que estão no nosso plano de estudos Iniciante em PHP. Sem Composer, sem Orientação a Objetos, sem framework; o bom e velho PHP, muitas dicas e muita base para na sequência falarmos de assuntos mais avançados e você não somente entender, mas ir além do que foi ensinado e quem sabe até burlar as regras.

Nosso plano de estudos – Iniciante em PHP

O que vem depois

Se você seguir todas as dicas que dei acima, os próximos passos serão naturais e sempre estaremos aqui para te ajudar, para te guiar. Quando o momento chegar você já saberá quais frameworks estarão disponíveis, provavelmente já tenha se interessado por algum. Você vai descobrir a importância do Composer, para que ele serve e como ele te ajuda a ser produtivo. O importante é não ter pressa. Aprenda o básico, pratique, crie projetos e se permita errar. Errar é muito importante no processo de aprendizagem.