Java

Java: Por onde começar?

Por em

A linguagem Java sem dúvidas é uma das mais conhecidas e utilizadas ainda nos dias atuais. Odiada e amada por muitas pessoas, a linguagem é uma ótima opção para quem deseja iniciar na programação ou até mesmo para quem já está por dentro e quer aprender uma nova linguagem. Desktop, Web, Mobile, o Java consegue se adaptar fácil a todos os cenários, além de diversas opções presentes em seu ambiente. Mas você já se perguntou como eu posso começar a aprendê-la? Com essa gama de opções e cenários, fica meio confuso por onde começar né. Pois bem, vamos lhe ajudar com algumas dicas de como iniciar seu aprendizado, fique ligado.

Um pouco sobre história

Para começar a trabalhar com a linguagem Java, o primeiro passo é aprender um pouco mais sobre ela. Java é uma linguagem muito poderosa que utiliza do paradigma de programação orientado a objetos e logo de cara tende a ser bem assustadora. Foi criada pela Sun Microsystems mas depois de um tempo passou a ser mantida pela Oracle. Se destaca por ser multiplataforma ou portátil conforme a própria Oracle destaca, podendo ser utilizada em vários sistemas operacionais desde que tenha a presença da JVM que nada mais é que uma plataforma capaz de compilar códigos Java para bytecode que será interpretado pela mesma plataforma.

Como começar

Agora que você já entendeu o que é a linguagem Java, a próxima dúvida deve ser: Ok, já sei o que é mas como eu faço para começar? E se eu te falar que com minutos você já consegue produzir algo simples? Isso com certeza acabaria com a fama de assustadora que ela carrega. Isso mesmo! Quando estamos com trabalhando com Java, por ter o suporte da JVM, a sua configuração além de similar a qualquer sistema operacional é super simples. Para iniciar então, basta:

  • Baixar a JDK no site da Oracle
  • Efetuar a instalação da JDK e configurar a variável de ambiente JAVA_HOME
  • Baixar e instalar uma IDE de sua preferência
  • Criar e executar o seu primeiro projeto

Com apenas 4 passos simples, você já está pronto para produzir um resultado e ainda podemos ir muito além disso. Você pode aprender isso com o nosso vídeo ensinando passo a passo como configurar o ambiente Java no Windows clicando aqui ou se preferir no Linux clicando aqui.

Primeiro projeto

Com o nosso ambiente pronto o nosso processo de criação de projeto é super simples para qualquer IDE. Ao entrar pela primeira vez na IDE você irá selecionar o seu ambiente de trabalho (workspace) e depois disso poderá criar o seu projeto. Para isso, você irá no menu New -> Project/Java Project e preencha os detalhes do seu projeto. Atenção, para algumas IDEs, ao clicar em New -> Project você poderá receber opções de qual tipo de projeto deseja criar, nesse caso, basta selecionar Java Project.

Com o nosso primeiro projeto criado, você deverá criar a nossa primeira classe – um dos conceitos utilizados em POO – afinal, estamos trabalhando com o paradigma orientado a objetos. O conteúdo dessa classe será muito fácil de entender:

public class App {

  public static void main(String[] args) {

      System.out.println(“Hello World. This is my first Java Program”);

  }

}

Como vocês podem perceber, o conteúdo basicamente é uma estrutura de classe + método (conhecido também como método main que é o responsável pelo início da nossa aplicação) o que garante que ao rodar o nosso primeiro projeto teremos então o seguinte resultado: Hello World. This is my first Java Program impresso em nosso console da IDE. Super tranquilo de entender, certo?

Próximos passos

Se você chegou até o fim desse arquivo é porque você está realmente em dar os próximos passos e ir mais a fundo nessa linguagem que estamos explorando e agora você já pode notar que de assustador não tem nada, pelo contrário é um ótima escolha para diversas situações.

O próximo passo a partir de agora tentarei fugir do clichê de dizer que você deve estudar a sintaxe da linguagem e suas API (que são centenas, e isso é óbvio). Eu diria que o próximo passo para você programar bem em Java é aprender o seu paradigma: A orientação a objeto, aprendendo isso tudo ficará mais fácil, mais organizado e muito mais simples de se fazer. Pois com os conceitos de OOP bem aplicados você terá um projeto conciso,  além disso você aprenderá algo que poderá ser replicado em todas as linguagens que suportam esse paradigma. Após esse aprendizado, outra coisa que é muito importante é o entendimento dos padrões de projetos e um carinha chamado SOLID, que basicamente são princípios básicos de orientação a objetos que devem ser seguidos para que o seu código fique bem escrito. Ao chegar nesse estágio, com certeza você já terá um ótimo conhecimento em programação (não estou falando de linguagem específica) e partir daí tudo ficará mais fácil de ser absorvido.

A School of net oferece cursos que lhe ajuda a entrar no mundo Java e também a aprender o paradigma orientação a objetos de maneira rápida e objetiva. Para começar a aprender java agora mesmo basta clicar aqui. Agora se você já tem conhecimento e Java e quer aprimorar seus conhecimentos em OOP clique aqui e faça nosso curso de orientação a objetos com Java.