PHP

Os 5 principais frameworks PHP

Por em

PHP pode ser simples, claro, mas trabalhar com PHP, como deve ser é outra história, envolve prática, orientação a objetos, regras de escrita, padrões de diversos tipos. E às vezes organizar isso tudo junto com os recursos do seu projeto dentro de um esqueleto de aplicação organizado e simples de se manter ou crescer pode ser um verdadeiro desafio.

O ideal seria sentar e começar a incluir as features do projeto, já ter a parte grossa desenvolvida, como rotas, banco de dados, configurações diversas, injeção de dependências, tudo pronto pra usar, só incluir seu código, nossa isso é ouro!

Agora imagine que, além dessa estrutura você também tenha uma equipe de desenvolvedores para implementar novos recursos e correções para você, precisa de um recursos? Talvez alguém já tenha feito para seu esqueleto de projeto.

Parece um sonho, né? Que tal eu te apresentar 5 frameworks que trazem exatamente esta realidade para o seu dia a dia.
 

Zend Framework

O Zend Framework, ou ZF para os íntimos, é o grande sonho de quem começa a trabalhar com PHP, é simplesmente o framework mantido pela Zend, o grande nome por trás da linguagem PHP em si, foi esse cara que me mostrou o que é Orientação a Objetos de verdade.

O ZF pode ser um pouco intimidador para quem ainda não tem um bom domínio de OO, mas também não é um bixo de 7 cabeças, 100% modular e baseado em testes, trabalhar com ele pode te dar uma base em organização, padrões de projeto, orientação a objetos e assuntos mais avançados de uma forma que outros frameworks não conseguem.

Outra vantagem do Zend Framework é o mercado, existem inúmeras grandes empresas que usam o Zend Framework desde a versão 1 e migrar o app para outros frameworks pode ser custoso demais, imagine re-escrever dezenas de módulos e treinar a equipe. Ainda existem as empresas que o preferem por conta da qualidade dos profissionais que o framework forma, já que ele pede um pouco mais de conhecimento, tem sua certificação oficial largamente aceita e conceituada e ainda todo o suporte da empresa que mantém a liguagem.

E acredite, não existem tantos profissionais especializados em Zend Framework como em outros frameworks, o que acaba “encarecendo” o bom profissional.

Se quiser aprender Zend Framework, de uma olhada no nosso plano de estudo.
 

Symfony

Esse cara, nossa, esse!

O Symfony é o que há no mercado quando falamos de bons componentes, não existem muitos frameworks PHP que não utilizem pacotes do Symfony, pois são fantásticos.

Na versão 4 o Symfony veio com uma pegada micro, quero dizer, de micro-framework, você começa com o mínimo para trabalhar e vai incluindo os recursos à medida que se faz necessário, isso gera aplicativos bem mais leves.

Outra vantagem do Symfony é que ele, assim como o Zend Framework, também está há muito tempo no mercado, o que traz bastante estabilidade.

Hoje em dia, frameworks como o Laravel e o CakePHP usam largamente componentes do Symfony, como o Symfony Console por exemplo.

Se quiser aprender Symfony, de uma olhada no nosso plano de estudo.
 

CakePHP

E por falar em CakePHP, aqui o meu primeiro framework PHP. Quando eu comecei a programar, logo de cara fui apresentado ao “framework PHP de desenvolvimento rápido”, e fiquei simplesmente maravilhado.

Eu tinha pego, logo de cara, o Zend Framework, estava indo bem, mas dai, chegar no CakePHP, rodar o bake e ver o crud prontinho, melhor ainda, eu podia definir como o código do CRUD seria criado, nada de gerador de código que enche o código de sujeira, pura abstração, claro, o foco dele é bem diferente do Zend Framework, mas cumpre o papel muito bem.

O CakePHP surgiu de uma discussão em que o criador do framework afirmava que com PHP era possível fazer algo como o que existia no Ruby on Rails, na verdade, o CakePHP na versão 1 era a cópia descarada do Ruby on Rails, veja só, a ferramenta no Rails que cria código (classes, views…) se chama rake, no CakePHP o nome é bake, fora a estrutura dos diretórios e arquivos, isso mudou até a versão 3, mas a essência está lá.

É fantástico você modelar um banco de dados e com um comando gerar Model, Controller, View, listagens, formulários, validações, dados relacionados, tudo certinho em segundos e o melhor, com uma ferramenta nativa, que já está incluída no pacote e com suporte oficial.

Se quiser aprender CakePHP, de uma olhada no nosso plano de estudo.
 

CodeIgniter

Entre os mais utilizados de todos os tempos, o CodeIgniter é um exemplo de superação no mundo dos frameworks, já que acabou sendo abandonado pelos seus criadores, a EllisLab, e posteriormente foi deixado sobre os cuidados da BCIT.

Logo após seu nascimento (2006), diz a lenda (tenho um artigo de 2008, mas nao vi as palavras diretas da fonte), que Rasmus Lerdorf (criador do PHP), disse que gostava do CodeIgniter porque era mais rápido, mais leve e menos parecido com um framework (ele deve adorar o Slim Framework).

Embora, este que vos escreve, não seja lá um grande fã deste framework, ele está sim na minha lista dos melhores do mercado principalmente pelo tempo de vida que tem e pela estabilidade, digo, não mudou muito desde a sua concepção, o que facilita muito para empresas que preferem estabilidade na evolução, isso é um ponto muito forte pra mim, imagine quantas empresas usam o CodeIgniter. Bastante né?

O CodeIgniter é ideal para os iniciantes que ainda se confundem com o Composer, modularização, padrões de projeto e querem aprender isso com calma e sem serem forçados a isso, na verdade, eu também dou valor a isso, foi assim que eu comecei.

Se quiser CodeIgniter de umas olhada nos nossos cursos sobre o framework, temos o Iniciando com CodeIgniter e o CodeIgniter Intermediário
 

Laravel

De longe o mais usado do mercado atualmente, o Laravel é o framework que mais indico que você aprenda, pelo simples motivo que já tentei focar enquanto descrevia os seus concorrentes: mercado.

Existem muito mais vagas de Laravel no mercado do que para os outros frameworks pelo marketing que o Taylor Otwell faz. O framework não é focado em grandes empresas, é focado no desenvolvedor, existe toda uma família de serviços e ferramentas com foco em facilitar a vida do desenvolvedor.

Só isso já é o motivo para você conhecer Laravel, mesmo que prefira outro framework, ele é tão usado no mercado que ignora-lo e não saber usa-lo pode ser um verdadeiro tiro no pé, fora que o framework trabalha muito com práticas atuais e facilita muito para você ir aos poucos, entendendo o que acontece por traz dos bastidores.

Se quiser aprender Laravel, temos, na data da publicação deste artigo, 4 planos de estudo de Laravel, para todos os níveis.

Laravel Iniciante
Laravel developer Intermediário
Laravel Avançado
Laravel: Essencial APIS

 

Conclusão

Não pare em um framework, domine e passe para outro, compare, faça experiências, discorde das abordagens, cresça e se desenvolva. Não se esqueça que aqui tratamos a “ponta do iceberg”. Nem abordamos outros excelentes fws que temos ou ainda os micro-frameworks.