Programação

Cursos para aprender a programar.

Por em

Sabemos que para a aprender a programar é necessário muita dedicação, foco e paciência, e que esse aprendizado não se dá do dia pra noite. Sabendo disso, quero listar aqui alguns cursos para te ajudar nessa caminhada.

Antes de começar a listar os cursos, quero fazer um pequeno parênteses aqui: esse artigo tem intenção de ser uma continuação ao artigo “Como aprender programação do zero”. Caso ainda não tenha lido, vá rapidinho pra lá, leia e volte aqui! Mas, volte!

Para ilustrar de forma didática esse artigo, vou fazer alusão a uma construção civil, a construção de uma casa, para exemplificar esse processo de aprendizagem. Vamos lá!

 


 

Começando do “começo”

Vou começar com uma frase imperativa: “Não pule etapas!” Vamos começar do começo mesmo. E digo isso, começando por aprender lógica de programação. Dessa forma, vou mostrar aqui alguns cursos para pegar uma boa base para não fazer feio na hora de pensar nas soluções lógicas e nos algoritmos para solucionar os problemas do dia-a-dia.

 

  • Lógica de Programação: É aqui que você vai começar! Neste curso, irá aprender o bê-a-bá da programação. Entenderá o que é um algoritmo, o que são variáveis, entrada / processamento / saída de dados, operadores lógicos, tomadas de decisões e laços de repetição. Aqui está o alicerce da sua casa! Firme-se aqui e se tornará um excelente programador.
  • Lógica de Programação Pt. 2: Aqui vamos começar a subir nossas paredes. Com base do primeiro curso de lógica, nesse vamos aprofundar e conhecer vetores, funções e procedimentos, passagem de parâmetros em funções e funções recursivas.
  • Estrutura de Dados: Essa parte é muito importante! Vamos colocar tudo que vimos até aqui em prática, estudando algumas estruturas de dados, como pilhas, filas, e buscas, além de aprender a fazer o famoso algoritmo de ordenação bolha, ou Bubble Sort para os mais íntimos. Aqui, já temos o concreto e colunas por todo nosso alicerce!

 

Quando chegar nesse ponto, está na hora de você evoluir e fazer um upgrade em seus conhecimentos. Vamos para o próximo passo!! Vamos subir as paredes e fazer o acabamento! A famosa Web!

 


 

Conhecendo a WEB

Continuando nossos estudos, uma boa estratégia é aprender as linguagens de ambiente web, como HTML e CSS. Para quem é das antigas, igual a mim, deve lembrar daquelas telas cinzas e sem graças dos sistemas, feitos em Visual Basic ou Delphi, ou quem é mais antigo ainda, talvez se lembre das telas monocromáticas feitas em Clipper, Basic ou Pascal. Acho que que esses sistemas ainda devem existir, mas já estão fazendo hora extra. Hoje, tudo é feito com linguagens utilizadas em ambientes WEB. Aplicativos desktop e celulares, toda interface é criada com HTML e CSS, tudo de forma amigável, com aparência agradável, responsivo (isso quer dizer que se adapta e funciona em qualquer dispositivo) e acima de tudo de fácil acesso!

O HTML será nossas paredes, que vão dar estrutura para nossa casa, dividir os cômodos, dizer onde vai ficar cada coisa e colocar limite nisso.

Já o CSS é o acabamento da casa. Pintura, pisos, rodapé, gesso e sanca no teto. Serve pra deixar tudo muito bonito e com identidade própria!

Pois bem, vamos lá! Tenho aqui alguns cursos para se aprender HTML e CSS.

 

  • HTML básico: Aqui você vai entender um pouco o por quê das coisas e também, o que é Web, HTTP e HTML. Também irá conhecer um pouco dessa tão importante linguagem de marcação, como parágrafos, links, tabelas, imagens, alinhamentos, etc.
  • HTML 5: na sua versão mais recente, HTML5 trouxe várias novidades para a Web, como novas tags para navegação, sessões, áudio e vídeo.
  • CSS básico: Vamos começar a deixar tudo mais colorido! Vamos aprender a criar bordas, definir backgrounds, trabalhar com diferentes tipos de fontes, entre outras coisas mais.
  • CSS – Mobile First: Aqui iremos aprender a utilizar o CSS para responder e se adaptar a qualquer dispositivo. Isso se chama deixar a aplicação responsiva!
  • Unindo HTML e CSS: Voltando a nossa analogia, neste curso iremos unir a decoração, com a estrutura da casa. Unir HTML e CSS, em um pequeno exercício prático!

 

Essa é a parte estrutural! Agora, precisamos fazer nossa casa funcionar. Colocar instalação elétrica, rede de água e esgoto, aquecimento e etc … Agora vem o responsável pelas funcionalidades dentro da casa! Agora vem o JavaScript!

 


 

Adicionando Funcionalidades – Que venha o JavaScript!

Pensando em funcionalidades, nada adianta ter uma casa linda, com tudo decorado e nada funcionar. Ter o mais belo interruptor, banhado a ouro e não acender a luz. Então, é aqui que entra o JavaScript: para dar funcionalidade e dinamicidade na página. O JavaScript é uma linguagem baseada em eventos, então, um clique no botão do mouse, uma tecla digitada, a abertura do navegador, carregamento da página, tudo isso são eventos. E usamos o JavaScript para manipular esses eventos dando ações. Trazendo para nossa construção, o JavaScript vai observar quando alguém vai apertar o interruptor banhado a ouro e vai acender ou apagar a luz. É uma linguagem muito versátil e importante! Foque em JavaScript!

Vamos ver alguns cursos de JavaScript que irão te deixar craque na linguagem:

 

  • JavaScript Básico: Você vai ver aqui o básico sobre JavaScript, como definições de variáveis, entrada e saída de dados, tomada de decisões, laços de repetições e funções.
  • JavaScript – Arrays, objetos, eventos e funções: Neste curso, veremos alguns tópicos mais avançados, como manipulação de Objetos, Arrays (ou vetores), criação de funções e manipulação de eventos. É um ponto crucial, pois o domínio desses tópicos se faz muito importante para um bom uso de todas as funcionalidades do JavaScript. Estude, revise e pratique!
  • JavaScript – Manipulando DOM: Todo documento HTML tem uma hierarquia de elementos. Isso é o DOM. (Você pode saber mais neste link). Então, nesse curso, você irá aprender a como manipular o DOM utilizando JavaScript.
  • AJAX: Misturando JavaScript com XML, temos um resultado muito interessante, chamado AJAX. O AJAX é responsável por enviar e receber dados do servidor de forma assíncrona, sem precisar dar refresh na página, ou seja, sem recarregar o DOM. Com isso, houve um grande ganho no desempenho e velocidade das páginas, tornando as páginas mais interativas e dinâmicas, e com melhor usabilidade. Neste curso, você vai aprender os princípios básicos do AJAX, e como utilizar ele com JavaScript.

 

Existem muito, mas muito mais assuntos pra ser abordados com JavaScript, mas com isso, acredito que já se consegue fazer muita coisa. E como eu disse, uma coisa por vez, um passo por vez.

“Certo, agora, minha casa está pronta, correto?”

Então, estamos quase lá… Vamos imaginar o seguinte: Já temos o alicerce com a lógica, já subimos a parede com o HTML, já fizemos o acabamento com o CSS e puxamos a fiação com JavaScript, apertamos o lindo interruptor banhado a ouro, e a luz não acendeu. O que falta? Bem, se o empresa servidora de energia não ligar a luz na casa, nada disso vai funcionar. Precisamos dos serviços do servidor. Isso mesmo, servidor. Temos que aprender alguma (pelo menos uma, mas nada impede de saber mais) linguagem de programação Server Side.

 


 

Fazendo tudo funcionar – Server Side Language

Existem dezenas de linguagens, e por motivos óbvios, não vou citar todas aqui. Quero focar apenas nas principais. Tem um artigo aqui na School of Net, falando um pouco sobre elas. Leia, clicando aqui. Mas, não vou falar de nenhuma delas aqui, vou pra outro caminho. Vou falar de Banco de dados, Java e PHP.

Falando no geral, a linguagem server side é responsável por tudo que se trata de servidor. Conexão com banco de dados, envio de e-mail, manipulação de sessão, storage de arquivos, entre outras coisas mais. Se a linguagem server side não servir a luz (vamos fazer uma alusão a devolver os dados do banco de dados), a luz não acenderá. Podemos fazer a mesma analogia com a parte hidráulica da casa. Se a companhia não servir a água, não adianta ter o aquecedor a gás no chuveiro, que não vai sair água nenhuma. Enfim, chega de conversa, vamos pros cursos. De forma geral, vou colocar aqui os planos de estudos, para não ficar muito extenso nosso artigo. Siga o plano de estudo, e terá um aprendizado bem fundamentado e coeso.

 

MySQL

O MySQL é um dos banco de dados mais tradicionais, mais usados e mais versáteis do mercado. Tem uma curva de aprendizado baixa e uma comunidade muito ampla a ativa. É usada em vários ambientes, mas seu forte é em servidores web, juntamente com Apache e PHP.

Veja esse plano de estudo de MySQL na School of Net

Java

É uma linguagem orientada a objetos, criada na década de 90 pela Sun Microsystem, Fortemente tipada e totalmente portável, ou seja, é possível rodar Java em o boa parte de dispositivos, como celulares, TVs, jogos de computadores, servidores web e de arquivos, etc. Foi comprada pela Oracle, atual mantenedora da linguagem. Está na versão 9 atualmente, sendo a versão 8 ainda muito utilizada.

Na School of net, temos vários cursos de Java, como também planos de estudo e até projeto prático utilizando a liguagem. Conheça:

  • Java essencial: Tudo que você precisa para iniciar com Java, está aqui! Desde os primeiros passos com a linguagem, até acesso com banco de dados, e aplicações Desktop.
  • Java e banco de dados: A união entre essa grande linguagem com banco de dados! Aqui, a mágica toda acontece e sistemas podem ser construídos. Neste curso, você vai aprofundar seus conhecimento na conexão entre Java e MySQL, aprendendo vários meios para se fazer isso!

 

PHP

O PHP é a linguagem mais usada na WEB, aparecendo em mais de 80% dos sites do mundo. Além disso, tem melhorado suas funcionalidades, se tornando moderna e com grande suporte a orientação a objeto. Dispensando mais apresentações, vou deixar um outro artigo que escrevi linkado aqui para que você possa conhecer melhor a linguagem.

Na School of net, existem vários planos de estudos que abordam PHP, tal como:

Tenho certeza que ao final desses planos de estudos você se tornará mestre faixa preta terceiro dan em PHP!

 

Conclusão

Obiviamente, temos que aprender muito mais do que isso. Digamos que aqui, é seu primeiro, talvez segundo ano de estudo. Com esse conhecimento, você já poderá fazer muitas coisas legais, inclusive construir uma casa completa. Também poderá concorrer a diversas vagas de empregos, afinal, a não ser que você seja filho de algum bilionário, tenho certeza que está estudando pra ter uma profissão, um bom emprego e um bom salário.

Pra finalizar, acabamos de construir nossa casa! E se quisermos construir um prédio? Esse conhecimento é suficiente? Por certo que não, infelizmente! O que mais vamos precisar aprender? Bem, isso pode ser assunto pra outros artigos.

Um forte abraço e bons estudos!