Carreira

Como aprender programação do zero

Por em

Introdução

Sabemos que TI é um dos setores que mais cresce no Brasil. Dado confirmado pelo IDC (International Data Corporation) conforme essa matéria. Sabendo disso, a procura em aprender alguma linguagem de programação tem crescido muito nos últimos anos e sabemos, também, que todo começo de aprendizagem, seja ele qual for, não é nada fácil.

Nesse artigo, vou dar algumas dicas de como tornar esse processo de aprendizagem de programação, indolor e sem traumas.

O que faz um programador?

Antes de passar essas dicas, gostaria de discutir o que um programador de sistemas faz. Qual sua tarefa, afinal? A resposta é simples: “Escrever códigos!”. Sim, um programador de sistemas escreve códigos de forma lógica e organizada, em uma determinada linguagem de programação. Linguagem essa, que tem suas próprias regras e sua própria sintaxe, de forma bem semelhante a um idioma.

Por onde começar?

Essa pergunta é muito pertinente e acredito que seja a pior fase: “Começar”, pois é onde tudo está se formando e infelizmente não se vê resultado de imediato. Não é igual a fazer uma receita de bolo, onde em 30 minutos já se tem o resultado pronto aos olhos. Começar a programar demanda investimento, principalmente de tempo. O resultado vem apenas em semanas, senão meses. Porém, asseguro que vale muito a pena esse esforço inicial. É nesse ponto onde as coisas começam a funcionar e você começa a entender todo o ecossistema de desenvolvimento de softwares e tudo faz sentido.
Pois bem, respondendo a pergunta, deve-se começar do começo. Sério, não é piada! Quero dizer que nessa parte, não se deve pular etapas. Deve-se criar um bom alicerce de conhecimentos para que, quando começar a erguer as paredes, tudo fique sólido e no lugar. Quando falo em começo, significa começar entendendo o conceito de lógica. Não precisa ser dentro da programação, com algoritmos, etc. Apenas, entender como pensar de forma lógica. Por exemplo: “Preciso fritar um ovo. Como eu devo proceder para que eu consiga, com sucesso, realizar essa tarefa?”. Há quem diga que é somente colocar o ovo na frigideira e pronto. De certa forma, pensando sem usar a lógica, está correto. Porém, se for pensar de forma lógica, não é somente isso. Vou tentar descrever, passo a passo, como fritar um ovo.

“Pegue a frigideira, coloque sobre o fogão, acenda o fogo do fogão. Vá até a geladeira, pegue um ovo e a manteiga. Reserve o ovo. Volte até o fogão, coloque um pouco de manteiga na frigideira, espere derreter e espere aquecer um pouco mais. Pegue o ovo, quebre um pouco a casca, pegue um vasilhame e abra o ovo e coloque-o dentro do vasilhame para verificar se não está estragado. Se estiver estragado, volte até a geladeira e pegue outro ovo, pegue outro vasilhame e quebre-o dentro desse vasilhame e verifique se está estragado. Repita essa ação até que o ovo não esteja estragado. Coloque o ovo dentro da frigideira, com a manteiga já quente, coloque sal e pimenta. Se gostar de gema mole, retire assim que a clara esteja rígida e branca. Se não gostar de gema mole, estoure a gema e vire o ovo para fritar bem a gema. Retire o ovo e coloque em um prato. Fim”.

O passo a passo acima, é uma forma de pensar, logicamente. Esse processo, claro que não de fritar um ovo, mas o processo de pensar passo a passo e tentar prever as situações que podem dar errado, como um ovo estragado, é usado no dia a dia de um programador. Após praticar e ficar craque em resolver esses tipos de problemas, é hora de começar, realmente, a programar. Inicie com Portugol e depois, escolha uma linguagem de programação e “mande bala”. Neste artigo, há dicas de 3 linguagens que são ótimas para se começar. Entre elas, sugiro o Python, pela simplicidade e versatilidade da linguagem.

Na School of Net, tem um curso de lógica de programação utilizando Portugol e está gratuito. Também, há vários cursos de Python, e o curso “Iniciando com Python” também está gratuito! Aproveite!!

E agora?

E agora, José? “Já tô craque na lógica e consigo resolver problemas com sucesso, usando a linguagem de programação que escolhi. Estou pronto para prosseguir!” – Você me pergunta e eu solícito, te respondo: “Vamos para a Web!”. Sim, grande parte dos aplicativos, hoje, rodam em ambiente web. Não estou dizendo apenas no navegador, mas aplicativos Desktop e aplicativos mobile, também podem ser feitos com tecnologias usadas na web, como HTML, CSS e JavaScript, principalmente JAVASCRIPT. Não confunda com Java, não tem nada a ver, a não ser a semelhança de sintaxe. Enfim, estude HTML, CSS e JavaScript. Repetindo, principalmente JAVASCRIPT. Logo após, aprofunde o conhecimento na linguagem que você escolheu, ali no tópico anterior. Seja Python, JavaScript (NodeJS), PHP, Java, enfim … seja qual for, se torne especialista nela! Você pode e deve aprender mais de uma linguagem, mas foque os estudos e seja “O CARA” em uma! Após isso, dê um olhada nos frameworks específicos da linguagem que você escolheu. Para Python, tem o Django e o Flask. Para PHP, tem vários, como Laravel, Zend 3, Symfony 4, Yii2, Phalcon, entre outros. Todos eles são utilizados para criar aplicações web. Caso você queira desenvolver aplicações mobile utilizando tecnologias web, dê uma olhada no Ionic, Cordova, React Native e Quasar. Ou, se for pra Desktop, veja o Electron e Quasar também. Claro, não se esqueça de estudar SQL. Começar com MySQL é uma boa!

Conclusão

Essa sopa de letrinhas, com vários nomes e termos, não se assuste com ela. Vá com calma. Apenas comece do começo. O mais importante é dedicar tempo de estudo. Estude pelo menos uma hora por dia, focado! E ainda mais, e não menos importante, não tenha medo de errar. Não tenha medo de codificar e errar. Erre quantas vezes for necessário. Não tem problema nenhum! Agora é o momento de arriscar e, se falhar, não se preocupe, amanhã você poderá tentar de novo! Mas, estude!

Na School of Net, você tem todo um plano de estudo para começar do “começo” até se tornar, totalmente, apto a desenvolver softwares com qualidade. Claro, depende de você e da sua dedicação aos estudos!

Até o próximo artigo e bons estudos!