Laravel

7 passos para criar o sistema de login no Laravel 5.2

Por em

Uma das grandes dificuldades dos usuários, era configurar o sistema de login no Laravel em versões anteriores. Mas agora com a versão 5.2 uma simples linha de comando via terminal já configura tudo automaticamente. Legal né? Confira aqui nesse artigo os 7 passos para criar o sistema de login no Laravel 5.2.

1 – Instalação

Vamos realizar a instalação do Laravel 5.2 Para realizar esse passo abra o terminal ou prompt de comandos.

Digite o seguinte comando para instalar o Laravel Installer:

composer global require "laravel/installer"

Depois você deve configurar as variáveis de ambiente para que o sistema reconheça o comando Laravel. Procure a pasta em que o Laravel se instalou.No meu caso está em:

C:\Users\guilherme\AppData\Roaming\Composer\vendor\bin

Copie esse endereço e siga os seguintes passos para configurar as variáveis de ambiente no windows:

Estou usando o Windows 8.1, mas acredito que no Windows 7 seja parecido. Abra o Explorador de arquivos e clique com o botão direito sobre “Meu Computador”, clique em propriedades, vá para configurações avançadas do sistema, depois Variáveis de Ambiente, em Variáveis do sistema selecione o “Path” e clique em editar, vá para o final da linha clicando na tecla “End”, coloque um Ponto e Virgula “;” e cole o endereço que você copiou “C:\Users\guilherme\AppData\Roaming\Composer\vendor\bin” pronto. Clique em “Ok” e feche tudo. Para testar feche o Prompt de Comando e abra novamente. Digite laravel e clique em “Enter” para aparecer alguns comandos.

2 – Criando um projeto com Laravel

Depois da instalação do  Laravel Installer abra o Prompt e utilizando os comandos com o “CD” vá para o diretório do seu projeto e crie o novo projeto com o seguinte comando:

laravel new blog

Altere a palavra “blog” para o nome do seu sistema.

3 – Instalando dependências com o Composer

Entre dentro do diretório do projeto criado utilizando o “CD” do Prompt de Comandos e instale as dependênciascom o comando do Composer:

composer install

Aguarde a instalação… Depois abra o projeto na sua IDE de preferência.

4 – Configurando a chave da aplicação

Essa chave será utilizada para criar sessões de usuários e toda a parte e criptografia do sistema. Abra o arquivo .env e confira se a chave foi gerada:  o APP_KEY deve ter uma string de uns 32 caracteres se não foi gerada durante a instalação você deverá dar o seguinte comando no Prompt:

php artisan key:generate

Depois confira se o APP_KEY foi gerado no arquivo .dev.

5 – Configurando o Banco de Dados MYSQL.

Para realizar o teste vou usar um banco chamado laravel que criei. Crie o seu e depois entre o .dev para realizar a configuração de acesso. No meu caso ficou assim:

DB_HOST=localhost
DB_DATABASE=laravel
DB_USERNAME=root
DB_PASSWORD=root

Agora vamos criar as tabelas no Banco utilizando o comando migrate do Laravel. Digite o seguinte no Prompt:

php artisan migrate

6 – Criando o sistema de Login no Laravel 5.2

No Laravel 5.2 o sistema de login já vem como opção de instalação automática via comando e é muito fácil de usar. Em segundos você terá um sistema de Login funcionando com as rotas configuradas, validação e ainda as telas de cadastro e de login prontas. Para instalar basta digitar o seguinte comando:

php artisan make:auth

7 – Testando o sistema usando o PHP embutido

Para rodar o servidor de testes vamos usar um comando do Artisan no Prompt:

php artisan serve

Agora acesse o endereço criado para testar o projeto.

localhost:8000/

Pronto! Você já está com o Laravel 5.2 configurado com o sistema de login. Aproveite e deixe sua opinião aqui nos comentários. Abraço!