Zend Framework

Por que o Zend Framework (ZF)?

Por em

Primeiro conceito, que em nossa opinião, já está até banalizado, porém, não podemos deixar de citá-lo:

“NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA”

Reinventar a roda

Logo, todos que trabalham na área de desenvolvimento, mas desenvolvimento de qualquer coisa. Jamais tentem “reinventar a roda”, ou seja, fazer algo que já está pronto.

Não escolhemos o ZF (Zend Framework) simplesmente, porque o logo dele é bonito, e sim porque:

  1. Possui uma grande quantidade de códigos prontos, pré-configurados para você sair usando.
  2. Esquecer problemas como: if($login=$user) { … }
  3. Saber que há profissionais muito capacitados trabalhando nisso e que há uma grande comunidade também colaborando pelo projeto.
  4. (Opinião pessoal) – Ele não sai gerando códigos para você. Muitas vezes isso atrapalha (muitos frameworks fazem isso, eu particularmente, não gosto).
  5. O ZF é seguro. Quem visita seu site, tem a possibilidade de executar somente um arquivo: index.php, pois todos os outros ficam um nível abaixo do Document Root, ou htdocs como vocês preferirem.
  6. Há um belo manual explicando todas as APIs

Na primeira vez que testei o ZF, fiquei um pouco assustado com o arquivo de configuração, mas depois percebi que: Praticamente esse arquivo é a chave de tudo, o resto é código para o seu modelo de negócio e depois de entendido o famoso bootstrap ou o index do ZF, tudo fica claro, simples e bem orientado.

Há muitos outros frameworks de desenvolvimento como: cakephp, symfony, rails, etc. Nesse caso, depois de muitos estudos, escolhemos e preferimos o ZF e vamos nessa linha, mantendo o foco, o que é mais importante.

Em meus próximos posts, trarei exemplos mais práticos sobre o ZF, inclusive, porque a SON (School of Net) o aprender é na prática, mas não pude resistir em falar sobre isso.

Logo, nunca, independente, da área, partam do Zero (0). Sempre alguém já fez algo muito parecido com o que você precisa. Não seja orgulhoso e não deixe que o famoso Prazer tecnológico tome conta de você!