Web

O que é SPF (Sender Policy Framework)?

Por em

O que é muito comum nos dias de hoje é recebermos um email de um banco, receita federal, etc; porém, acabamos descobrindo que esses emails não vieram do servidor deles, mas como descobrimos??

Atualmente existe uma tecnologia que está se fazendo muito eficaz e está sendo utilizada por muitos provedores durante o envio e principalmente o recebimento de emails chamada SPF (Sender Policy Framework).

O SPF, Sender Policy Framework, é um método utilizado para validar a autenticidade do remetente do email durante a entrega de uma mensagem. É uma forma de garantir que o remetente é realmente quem diz ser, em outras palavras é uma forma de garantir que sua marca não seja utilizada indevidamente.

Nossa última experiência com SPF foi quando definimos utilizar o Google como provedor de emails, logo, tivemos que fazer configurações em nosso servidor de DNS para que existisse tal autenticidade no envio de nossos emails.

Nesse caso configuramos nosso DNS com tais configurações:

[sourcecode language=’css’]
v=spf1 include:spf.virtualtarget.com.br a mx include:aspmx.googlemail.com -all
[/sourcecode]

Logo, as linhas acima configuradas em nosso DNS nos permite enviar emails, garantindo, a autenticidade através dos servidores da Virtual Target (solução escolhida para envio de newsletter) e dos servidores da Google.

Para maiores informações:
http://www.openspf.org/

Ferramentas para consulta de SPF:
http://www.kitterman.com/spf/validate.html